09 março 2012

Análise sobre a importância do estágio

Atividade intermodular - Blog: módulo 18
Profª Cleonice de Almeida C. Lussich


No decorrer do período de formação acadêmica, surgem muitas questões, tais como: Será que serei um bom profissional? Como será o meu dia-a-dia enquanto professor em sala de aula? Será que estou preparado?  Como será o contato direto com os alunos? Enfim estas e muitas outras questões aparecem e nos deixam um pouco inseguros.
O estágio surge então como um auxílio, uma grande ferramenta de aprendizado prático para todos aqueles que estão em período de formação. Ele vem unir a teoria com a prática.
Neste contexto, o estagiário passa a vivenciar na realidade de uma sala de aula, todo o aprendizado acadêmico adquirido, podendo refletir sobre a prática pedagógica. 
O aluno, futuro professor, poderá observar a rotina da sala de aula, o relacionamento entre professor e aluno, saberá como organizar e dirigir situações de aprendizagem e como fazer do ambiente escolar um ambiente desafiador, agradável e que propicie sempre novos conhecimentos e novas experiências.
Em suma, o estágio contribuiu sim para a formação do aluno. Ele é um importante veículo que permite a construção de novos saberes e dá suporte para a prática pedagógica.


Referências
- CUNHA, C. A. Estágio: a reflexão da prática docente. Guia de Estudos da Universidade Metodista – EAD – 6° período 

0 comentários:

Postar um comentário