20 março 2012

MODELOS DE CARTAS


Atividade Avaliativa da Temática Blog - Módulo 18
Profª Camila Santiago


Carta n° 1

São José dos Campos, 12 de março de 2012.


Sra. ..................,



            Sabendo de sua impossibilidade de comparecer a escola para que possamos conversar e também de seu grande interesse em estar inteirada de todo o processo de aprendizado de seu filho, resolvi escrever esta carta.
            Pedro é um menino adorável, esforçado e mostra muito interesse em aprender.
No decorrer desses dois meses de aula, pude notar que ele está encontrando dificuldades para ler e escrever, então achei melhor aplicar uma atividade de sondagem e percebi que Pedro se encontra da fase silábica sem valor sonoro, isto é, seu filho ainda não se apropriou do sistema da escrita, no momento ele não consegue fazer a relação entre a letra e o som.
Como seu filho já está com 7anos, creio que será necessário encaminhá-lo a psicopedagoga da escola, para que ela possa fazer uma melhor avaliação do caso.
Não se preocupe, através desse acompanhamento, Pedro poderá obter avanços no seu processo de aprendizado, pois saberemos como ajudá-lo melhor.
Necessito de sua autorização para poder encaminhá-lo, qualquer dúvida, podemos marcar um horário para conversarmos melhor.
                       
                                                                                                                                                                          
                                                                            



Atenciosamente,                                                                                 

Profª...................


                                              


Carta n° 2

São José dos Campos, 12 de março de 2012.



A/C Dra. ......................
Psicopedagoga




            Prezada Dra. .......................,
           
           

Sou professora do 2° ano do Ensino Fundamental I, trabalho com a turma do período vespertino, tenho 16 alunos e dentre eles se encontra o aluno Pedro.
            Pedro tem 7 anos de idade, é esperto, curioso, tem um bom raciocínio lógico, mas nas atividades onde se faz necessário o uso da escrito e leitura , percebo nele muitas dificuldades.
            Resolvi então fazer uma investigação para saber de forma mais clara a fase da escrita em que Pedro encontra-se. Apliquei uma atividade de sondagem, levando em conta as evoluções da escrita segundo Emília Ferreiro.
            Pude então constatar que Pedro está na fase da escrita silábica sem valor sonoro convencional, ele ainda não faz a relação entre o grafema e o fonema. Procura criar padrões para a escrita, mas não consegue perceber que há uma regularidade. Nomeia as letras do alfabeto, mas demonstra dificuldades em juntar as sílabas.
            Por esse motivo estou encaminhando o Pedro para que a senhora possa realizar uma anamnese e assim com um diagnóstico definido, poderemos juntas fazer um trabalho mais específico, com atividades apropriadas às necessidades dele.
           
           
                                                                        

   Atenciosamente,
                                                                                                         


    Profª ...................
             

0 comentários:

Postar um comentário