27 março 2012

O que caracteriza uma educação de boa qualidade?

Atividade Avaliativa da Temática Blog – Módulo 16
Prof°: Edson Fasano

Todo o espaço escolar é um ambiente de aprendizado, isto é, não é somente o professor o responsável, mas todos aqueles que fazem parte do quadro de funcionários da escola.
A escola deve proporcionar aos alunos um ambiente que estimule o conhecimento, as novas descobertas, para que eles possam ter a liberdade de criar, praticar e vivenciar. Deve ser um lugar agradável e seguro, como afirma Paulo Freire, onde a criança seja vista com um “sujeito de direitos”.
Uma educação de boa qualidade é aquela que vem propiciar condições para que as crianças possam construir valores éticos e morais, saibam ouvir e respeitar o próximo, onde consigam trabalhar em equipe, respeitando as diferenças e tomando decisões, formando cidadãos participativos na sociedade, conscientes de seus direitos e deveres.

Referências:
ANTUNES A., TOMCHINSKY J., PINI F. Artigo: Educar para e pela cidadania desde a infância.  http://siteantigo.paulofreire.org/Noticias/NotciaEducarParaEPelaCidadaniadesdeAInfancia
(acesso em 22/03/2012)

Um comentário:

  1. Adorei esse site,me ajudou muito em minha pesquisa,complementando meus pensamentos e concluindo outros mais. Obrigada! Continuem assim!

    ResponderExcluir