22 maio 2012

Reflexão: " O direito de ser, sendo diferente, na escola"

Atividade Avaliativa da Temática Blog – Módulo 17
Profª Maria José de Oliveira Russo


Podemos perceber que muitas escolas ainda são resistentes às mudanças provocadas pela inclusão. Devido a desconhecimento e interesses corporativistas que envolvem pais, professores e especialistas, a educação de alunos com deficiências tem acontecido em locais separados.
A inclusão implica mudanças no paradigma educacional, pois sabemos que o ensino básico é transmissor dos conhecimentos acadêmicos. A divisão do currículo, fragmentado, acaba por causar um impacto para o aluno incluso. Há também a necessidade de professores preparados, que venham a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e que sejam capazes de construir um trabalho que contribua para a superação da exclusão.
É necessário um novo olhar, não se pode ver o aluno com deficiência como alguém que não poderá evoluir além do que foi previsto por outro profissional. Precisamos ver a inclusão escolar como transformadora.
A ação educativa inclusiva deve trabalhar o convívio com as diferenças, a aprendizagem participativa, que tenha sentido para o aluno, que trabalhe o coletivo na sala de aula.
Se queremos ter uma escola inclusiva é necessário mudanças. A educação precisa ser voltada ao preparo do aluno para uma cidadania plena e sem preconceitos, que reconheça e valorize as diferenças. A escola precisa proporcionar condições para que o aluno incluso se desenvolva e que tenha a oportunidade de ser e de viver dignamente.
Precisamos ampliar nossa visão, pois cada aluno trás consigo uma história, possuem capacidades que lhe são próprias, basta apenas proporcionar oportunidades que venham a enriquecer e a promover essa relação.

Referências:

-  EGLÉR MANTOAN, M.T. -“O direito de ser, sendo diferente, na escola”.
(acesso em 22/05/2012) 

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